Mensagem de Fim de Ano

Caros amigos e amigas de luta,

Todo fim de ano é tempo de analisar o que passou para planejar um futuro vitorioso. Diante de um cenário nacional complicado para o trabalhador, principalmente para o servidor público; que vive de ameaças e punições por lutar pelos seus direitos trabalhistas; vale lembrar, que em 2018 celebramos 30 anos de Constituição Federal, promulgada por Ulysses Guimarães em 1988. Foi o marco da transição de um Regime Militar, que durou 21 anos, para um Estado Democrático.

A Constituição Cidadã, trazia a retomada da democracia. Trazia aos brasileiros e brasileiras a garantia da sua liberdade de expressão e uma maior participação nas decisões políticas, além de direitos trabalhistas. Três décadas se passaram e os sindicatos participaram ativamente para que estes direitos fossem cumpridos pelos nossos gestores, que muitas vezes realizam uma péssima administração pública e não querem pagar direitos garantidos por lei.

O Sindspref teve uma participação muito proativa e forte na luta pelos direitos dos servidores públicos municipais. Enquanto o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, dizia que iria manter 0% de aumento salarial em 2018; nós informávamos que não aceitaríamos. Nos juntamos com outros sindicatos e fortalecemos ainda mais a luta, que recusou o arroxo salarial e entrou em greve por 119 dias. Uma greve considerada legal pelo Tribunal de Justiça de Alagoas e que conquistou uma reposição salarial de 3% – sendo 2% implantado em agosto, retroagindo seus efeitos a junho de 2018, e 1% a ser implantado em outubro. Nosso movimento paredista só foi finalizado para começarmos a Campanha Salarial de 2019, que deve ter como data-base janeiro.

O Sindicato oferece benefícios para toda a categoria, sendo ou não filiado todos os servidores públicos do município de Maceió receberam seu aumento salarial. Aos sindicalizados, trabalhamos ainda mais, auxiliando em diversas áreas e reinvestindo o dinheiro que foi contribuído por meio de assessoria jurídica, consulta com dentista, descontos em planos de saúde, em escolas para os filhos e em cursos profissionalizantes. E em dezembro, fechamos com chave de ouro em uma grande festa com entrega de prêmios, boa música e ótima comida. Tudo isso só é possível com a sua filiação e sua participação.

Em 2019, queremos retribuir muito mais, por isso devemos manter o foco e mais do que nunca permanecer unidos. O caminho para garantir valorização salarial e profissional não será fácil, mas com muito trabalho e dedicação vamos conseguir vencer todas as batalhas e chegar ao fim do ano com uma categoria próspera.

Agradeço de coração, por ser presidente do Sindspref, pois aqui sempre trabalhamos com muito respeito e transparência, pois é desta forma, que queremos ser tratados pelos nossos representantes no Legislativo, Executivo e no Judiciário.

Para todos um Feliz Natal e um ótimo 2019,

Sidney Lopes,

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana do Estado de Alagoas (Sindspref)