Nota Oficial sobre os investimentos do IPREV Maceió no Banco Master

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana de Alagoas (Sindspref) manifesta sua preocupação com a noticiada perda de R$ 117 milhões no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (IPREV Maceió). Segundo a imprensa, o prejuízo decorre da aplicação de recursos previdenciários no Banco Master, instituição que teve a liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central (BC) no último dia 18.

O Sindspref repudia qualquer conduta que comprometa a segurança e a solvência do Fundo de Previdência. A postura do sindicato é de cobrança imediata. Por isso, a entidade requer, com urgência, uma reunião com a Diretoria do IPREV Maceió para obter informações detalhadas sobre os investimentos e as perdas financeiras. O sindicato não aceitará passivamente a dilapidação dos recursos resultantes da dedicação e do trabalho dos servidores.

Em sua missão de defender os direitos e o futuro dos servidores públicos municipais, o Sindspref reitera a necessidade de que o IPREV Maceió seja composto apenas por servidores públicos municipais efetivos, sem cargos comissionados. Esta reivindicação é histórica e tem sido solicitada, por meio de ofícios e reuniões, desde 2005, durante a gestão do ex-prefeito Cícero Almeida.

O Sindspref reafirma seu compromisso em fiscalizar a correta aplicação dos recursos e manterá o acompanhamento rigoroso do desenrolar das apurações. A entidade tem conhecimento de que o vereador Rui Palmeira denunciou os investimentos ao Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL). Por isso, o sindicato seguirá monitorando de perto o trâmite dessa e de outras representações junto aos órgãos de controle competentes.

O principal objetivo do Sindspref, neste momento, é confirmar a real dimensão da perda e, sobretudo, conhecer o plano de ação e as estratégias que serão adotadas pela gestão do IPREV Maceió e pela Prefeitura de Maceió para recuperar integralmente o capital previdenciário dos servidores.

Atenciosamente,

Sidney Lopes
presidente do Sindspref

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *