NOTA DE REPÚDIO – Prefeitura de Maceió atrasa pagamento de servidores

Secretária Municipal de Saúde, localizada na Rua Dias Cabral, 569 – Centro

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana do Estado de Alagoas (Sindspref), vem a público repudiar a Prefeitura Municipal de Maceió, com o desrespeito aos trabalhadores e trabalhadoras da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, que desde do dia 31 de dezembro de 2019 esperam o pagamento do seu salário referente aos serviços prestados no mês de dezembro.

Apesar de terem detectado um problema na transmissão de arquivos para o banco em dezembro, a Prefeitura Municipal de Maceió informou, que os servidores públicos iriam receber no primeiro dia útil do ano, mas nesta quinta-feira (2) alguns servidores informaram que ainda não receberam.

O salário é um direito fundamental, garantido pela Constituição Federal. O seu atraso proporciona uma série de problemas, pois os trabalhadores e trabalhadoras deixam de honrar seus compromissos financeiros, em alguns casos, passando por uma vergonha desnecessária. Além disso, acumulam juros nas contas, que serão pagas em atraso, e ficam atordoados, por não conseguirem realizar alguns planos no fim do ano.

Nenhum servidor público municipal deve passar por essa situação de humilhação. Além de estarem com perdas salariais em suas remunerações desde 2015, em 2019 o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, não concedeu a reposição salarial da categoria e fechou o ano não realizando o pagamento de dezembro dos servidores da saúde.

O Sindspref repudia toda forma de degradação do trabalhador e trabalhadora municipal e reafirma seu compromisso na luta por valorização e dignidade aos servidores públicos municipais, ao mesmo tempo em que protesta em defesa de uma remuneração digna, contra atrasos e parcelamentos de salários.

Sidney Lopes
Presidente  do Sindspref