Nesta segunda-feira, 4, é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. O profissional, considerado peça-chave na atenção básica a saúde das famílias brasileiras. Esses, servidores públicos, integram a equipe multidisciplinar nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de prevenção de doenças, promoção de saúde e ações educativas, diretamente nas comunidades.
O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana do Estado de Alagoas (Sindspref), ao mesmo tempo em que homenageia essa categoria, também cobra da administração pública maior valorização profissional.
“O agente de saúde é essencial na prevenção de doenças e promoção da saúde, é ele quem faz visitas domiciliares, verificando as condições sociais e de saúde das famílias brasileiras. Toda a equipe do Sindspref, parabeniza esses trabalhadores e cobra do poder público melhores salários, benefícios e cursos profissionalizantes. São os ACS, que promovem a qualidade da saúde dos brasileiros e colaboram diretamente na redução dos internamentos no SUS”, relata o presidente do Sindspref, Sidney Lopes.
A Lei nº 13.595/2018 dispõe sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.