Vereadores aprovam 4% de reajuste salarial para os servidores públicos municipais de Maceió

Sidney Lopes destaca avanço e conquista do reajuste para categoria

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió desta quarta-feira (17), os vereadores aprovaram em regime de urgência, o projeto de lei do Executivo, que reajusta em 4% o salário dos servidores públicos do Município. Mensagem foi enviada pelo prefeito JHC (PSB), no dia 14 de julho.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maceió e Região Metropolitana do Estado de Alagoas (Sindspref), Sidney Lopes, a celeridade das atividades legislativas proporcionou a implantação deste percentual em agosto.

“A nossa luta pela data-base em 2022 obteve grandes avanços e desafios. Hoje, podemos comemorar o reajuste na nossa remuneração dos 4%, que serão implantados na folha de agosto e também o pagamento das progressões de uma só vez em dezembro”, relatou Sindey Lopes.

Uma emenda modificativa para retirar os trabalhadores da Educação do projeto de lei foi proposta pela vereadora Teca Nelma (PSD), mas o presidente da Casa Legislativa, vereador Galba Netto (MDB), após consultar o setor jurídico da Câmara, explicou que a emenda poderia implicar inconstitucionalidade do projeto do Executivo. A emenda da vereadora Teca Nelma foi rejeitada por 17 votos a 5.

“Foi um debate democrático onde prevaleceu a maturidade. Um momento propício para que conseguíssemos essa vitória. Logicamente a nossa Câmara tem como intuito valorizar o servidor como fizemos com os da Casa. Mas, dentro de uma possibilidade financeira e jurídica foi o que pode ser colocado. Tenho certeza, que outras propostas virão e nós seremos céleres em aprová-las”, explicou Galba.

Além dos 4% de reajuste, o projeto também contempla o pagamento das progressões, ímpar e par. Os servidores públicos municipais sindicalizados terão os pagamentos realizados em dezembro.