Presidente da FETAM fortalece luta dos professores de Jequiá da Praia

Docentes realizaram protesto em frente ao Fórum de São Miguel dos Campos

Os professores do município de Jequiá da Praia realizaram um protesto em frente ao Fórum Desembargador Moura Castro, em São Miguel dos Campos, na quarta-feira (2), para cobrar o reajuste salarial de 33,24% referente aos valores não repassados do piso salarial nacional. O presidente da Federação dos Trabalhadores da Administração e dos Serviços Públicos Municipais do Estado de Alagoas (Fetam/AL), Sidney Lopes, reforçou a luta da categoria ao lado dos presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (SindsPuJep), Clóvis Gomes, e do vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL), Luciano Silva.

Os servidores públicos municipais realizaram o ato de forma pacífica, com faixas solicitando a valorização salarial da categoria. Os trabalhadores foram ao órgão do Poder Judiciário de Alagoas para dar entrada com um processo para que o prefeito Felipe Jatobá, cumpra o piso salarial dos professores, verba enviada pelo Governo Federal e é exclusiva para o pagamento dos docentes.

De acordo com Sidney Lopes essa verba é carimbada e o prefeito tem que cumprir com suas obrigações. “Desde 2021, o gestor não repassa o piso dos professores, defasando salários e realizando perdas de direitos. Agora, cabe ao Judicário fazê-lo cumprir”, observou.

O prefeito fez uma live em suas redes sociais informando que irá pagar o piso dos professores efetivos, tanto para quem trabalha 20h como 40h. “Vamos realizar um reajuste de 14,95% nos salários dos efetivis e também negociar os retroativos”, contou Felipe Jatobá.

Clóvis Gomes destaca que metade dos funcionários são contratados e é importante que todos sejam valorizados.